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Você quer ser dono de seu próprio negócio? Conheça o Mercado !


Eduardo Ambrósio - proder@bdonline.com.br


Mercado é a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços.

Assim, toda situação em que estão presentes a compra e a venda – real ou potencial – de alguma coisa é uma situação de mercado.

Quando alguém pretende abrir uma empresa, significa que se dispõe a desempenhar um novo papel no mercado – pretende atuar do lado da oferta. E, no novo papel, será necessário prestar atenção a componentes do mercado, que são fundamentais para o sucesso de seu desempenho.
O futuro empresário precisa de informações que o ajudem a enxergar o mais claramente possível:

1. O Mercado Consumidor – os clientes - para quem produzir e vender mercadorias ou prestar seus serviços;
2. O Mercado Concorrente – quem produz e vende mercadorias ou presta serviços idênticos ou similares aos que você pretende oferecer;
3. O Mercado Fornecedor – quem oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros materiais que você necessita para produzir e vender as mercadorias ou prestar os serviços pretendidos.

Fique atento ao Mercado Concorrente

O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes àqueles que serão oferecidos pela empresa que você está planejando.

Você pode começar a observar o mercado concorrente através das mercadorias ou dos serviços que ele oferece. Preste atenção em características como: qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, tamanho, qualidade no atendimento, facilidade de acesso, forma de apresentar a mercadoria.

Você pode, inclusive, experimentar as mercadorias ou os serviços que estarão concorrendo com o seu. Verifique o que pode ser melhorado.

Para saber mais, acesse o sítio do SEBRAE-NA www.sebrae.com.br

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Empresas têm mais 30 dias para a adequação ao novo Código Civil,
Isto se tiverem o documento solicitando a alteração assinado até a penúltima sexta-feira (09/01/04).


As empresas terão prazo até o dia 10 de fevereiro para adequar seus contratos sociais ao novo Código Civil. Isso se tiverem o documento solicitando a alteração assinado até a última sexta-feira (9), último dia útil antes da data estabelecida em lei, 11 de janeiro, que caiu no domingo.

O prazo até 10 de fevereiro vale mesmo que as empresas que não tenham dado entrada do documento nas juntas comerciais até 11 de janeiro. Isto como base da lei que trata dos registros mercantis ( 8.934/94) e o Novo Código Civil.

O governo federal incluiu na pauta de convocação extraordinária do Congresso Nacional, de 19 de janeiro a 13 de fevereiro, o projeto 1.273/03, da Câmara dos Deputados, que amplia em mais um ano o prazo para as empresas adequarem seus contratos ao novo Código. A proposição já foi aprovada na Câmara e está em análise no Senado (com o número 113/03).

“O ideal é que nesse prazo o projeto seja aprovado, para que o novo Código Civil seja ajustado às micro e pequenas empresas”, explicou Bruno Quick, gerente de políticas públicas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Nacional.

O Sebrae tem defendido a ampliação desse prazo por considerar que o assunto demanda maiores esclarecimentos e que o novo Código trouxe aumento de burocracia e de custos para o segmento.

Para maiores informações consulte o seu contador ou acesse www.jucemg.mg.gov.br, o sítio da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

clique aqui e saiba mais sobre a ABD (Agência Bom-despachense de Desenvolvimento)


 

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última atualização em 09 de janeiro de 2007 - fale com o webmaster