Programa Senhora do Sol - Bom Despacho/MG

[início] [dados]

Turismo & Lazer:

Saiba mais...
leia aqui texto sobre a Vila Militar de Roberto Coutinho.

7º Batalhão de Polícia, Chafariz e Coreto da Praça Principal da Vila Militar

Igreja de Santa Efigênia

Interior da Igreja de Santa Efigênia

Batistério da Igreja de Santa Efigênia

História do 7º Batalhão de Polícia Militar

Criado em 19 de Junho de 1931, pelo Decreto-Lei nr 9969, no Governo do Dr. Olegário Dias Maciel, com a denominação de 7º Batalhão de Caçadores Mineiros da Força Pública do Estado de Minas Gerais, a nova Unidade foi instalada a 09 de Julho de 1931 (data em que se comemora o aniversário da Unidade), em Bom Despacho, ocupando o prédio e demais dependências que, antes, pertenciam a Estrada de Ferro Paracatu e que, na época foram encampados pelo Estado, bem como as casas residenciais (97 casas), que eram destinadas aos funcionários. Com esta ocupação, o complexo recebeu o nome de Vila Militar.

Seu primeiro Cmt foi o Ten Cel Edmundo Lery dos Santos, a quem coube a adoção de todas as providencias para a instalação da Unidade e o seu emprego nas missões que a aguardavam na manutenção da ordem pública. A partir de então, passou a comunidade do Oeste Mineiro a contar com a presença constante do Soldado do 7º Batalhão de Caçadores Mineiros, a quem competia à missão da manutenção da ordem e das ruas e dos logradouros públicos, por mais modesta que fossem as cidades da área sob sua jurisdição.

Revolução de 1932:

Com exatamente 01 ano de existência do 7º Batalhão de Caçadores Mineiros, era iniciada a fratricida revolução paulista de 32.

Com a disposição e bravura dos milicianos mineiros, a nova Unidade procurou suprir suas naturais deficiências e, em data de 13 de julho de 1932, a tropa do 7º Batalhão embarcou para Lavras/MG, sob o comando do Ten Cel Edmundo Lery dos Santos. Já no dia 15, o comando da Unidade foi passado para o Major José Nilo Marques, uma vez que o Cel Lery assumia o comando da Brigada do Sul, qual foi incorporado o 7º BCM para as lutas.

Revolução de 1964:

Em 31 de março de 1931, o 7º Batalhão de Policia Militar, também parte ativa do movimento Revolucionário para lutar contra os desmandos que pretendiam implantar no Brasil, ficando parte de sua tropa em Belo Horizonte, Brasília e Taguatinga, onde se deu a demonstração de eloqüente civismo e bravura, ao lado de outras tropas, as quais se uniu, para defender a pátria. Os últimos componentes desta Unidade que se encontravam em Taguatinga, regressaram à sede do Batalhão em 30 de Abril daquele ano, quando então tudo se normalizou no País.

Engajado dentro da moderna concepção de Segurança Pública ressaltamos a participação efetiva de todas as Comunidades que integram a área de responsabilidade do 7º Batalhão na proteção e socorro com qualidade e objetividade.

fonte: Comunicação Social - 7º Batalhão PMMG
http://www.2crpm.hpg.com.br/

Vila Militar - 2003

 


Rua do Meio, ao fundo a Igreja de Santa Efigênia

muro da Vila Militar, ao fundo a Escola Miguel Gontijo

Igreja de Santa Efigênia

Entrada da Igreja de Santa Efigênia

Rua de Baixo


ntigo Açougue

veja no Mapa: clique aqui

 

 

[início] [textos] [cultura] [história] [ação social] [contato] [ajude você também] [empresas]

IMPORTANTE:
Todas as fotos e textos pertencem às fontes devidamente citadas. Quando não informadas pertencem ao webmaster.
Fica proibido sua utilização sem a autorização dos seus respectivos responsáveis.

website desde setembro/2002
melhor visualizado em 800x600, 256 cores
Copyright © 2002~2007
última atualização em 09 de janeiro de 2007 - fale com o webmaster