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Entrevista
com um dos últimos ferroviários |
por Bruno
Alexandre - brunoalexandre2003@yahoo.com.br
Entrevista realizada com Manoel
Werneck em 06 de fevereiro de 2003:
"Começou a ser construída
em 1914,em um local chamado Velho da Taipa. Foram construídos
galpões(Para alojamento de funcionários
e para a oficina das locomotivas),e um reservatório
para abastecimento das mesmas. Construiram a "Vila
do Ferroviários"(Hoje "Vila Militar"),com
o escritório da rede ferroviária(Hoje
quartel)sendo concluída a as construções
em 1927. O objetivo da estrada férrea era de
atingir a cidade de Paracatu,e ir até Goiás,mas
foi interrompida em Barra do Funchal,por terem sido
encontrados solos rochosos(Pois,o trabalho da época
era manual,e os túneis não eram cavados
por máquinas).
Da cidade de Melo Viana até
Barra do funchal foram construídos dois grandes
túneis. Os trens vindos da capital,com destino
a Barra do Funchal passavam pela cidade de Divinópolis,
sendo ocupados pelos passageiros ou cargas,ia até
Velho da Taipa,onde ia para a bitola de metro do ramal
Paracatu.
Os trens passavam nas cidades de Pitangui,Blumado
de Minas,Pará de Minas, Betim,BOM DESPACHO, e
outras. O ramal Paracatu foi desativado, devido
construção da BR-262,suas cargas passaram
a ser transportadas por caminhões, por serem
mais rápidos.A rede ferroviária fechou
também por começar a ter prejuízos,e
era muito caro manter o ramal.
Em 1930, o núcleo ferroviário
foi transferido para Divin¢polis.A Vila dos Ferroviários
foi então desocupada,dando lugar aos militares,por
determinação do governo Olegário
Maciel."
Segundo Manoel José Werneck,representante
dos ferroviários aposentados da Estrada de Ferro
Paracatu.
* Manoel Werneck faleceu em 2007, mas
seu sonho continua neste site.
Manoel Werneck e a locomotiva 218
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Como
Ajudar o Museu? |
Interessados em ajudar o museu devem procurar:
Welington Rezende Araújo, no telefone (37) 3522-2887
ou no e-mail arw.welington@yahoo.com.br.
FAMÍLIA DE MANOEL JOSÉ WERNECK,
Rua Ardivino Alves de Souza, n 20,
Centro, Bom Despacho-MG, CEP 35600-000.
MUSEU FERROVIÁRIO DE BOM DESPACHO,
Praca da Estacao, n 741,
Centro, Bom Despacho, MG, CEP 35600-000.
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Textos
sobre a EFP |
OS
GIESBRECHTS CHEGARAM FINALMENTE A PARACATU!
No dia 18 de dezembro de 2007, escrevi para meus
amigos e colegas de listas de discussão
na Internet a seguinte mensagem:
“Senhores:
Tenho a grata satisfação de informar
a todos que a família Giesbrecht finalmente
chegou a Paracatu, com 117 anos de atraso, mas
chegou.
Em 1890, um dos primeiros, senão o primeiro,
emprego de meu bisavô Wilhelm (Guilherme)
Giesbrecht depois de chegar ao Brasil, então
com 24 anos de idade, foi o de fazer a pesquisa
para o leito da E. F. Paracatu, que ligaria a
E. F. Central do Brasil, na região de Sabará
(Belo Horizonte ainda não existia) à
cidade de Paracatu, antiga cidade mineira fundada
por bandeirantes paulistas e hoje próxima
à divisa com Goiás, a 220 km de
Brasília.
Anos mais tarde, Wilhelm voltou a trabalhar para
a construção da ferrovia, no final
dos anos 1890. Esta, no entanto, chegou apenas
em 1937 à estação da Barra
do Funchal (município de Serra da Saudade,
Minas Gerais), dali não passou e jamais
chegou a Paracatu, embora mantivesse seu nome
e depois ter sido encampada pela Rede Mineira
de Viação, em 1934.
Hoje exatamente às 13 horas meu filho
Filipe, trineto de Wilhelm, chegou a Paracatu,
vindo de Brasília pela BR-040, sendo o
primeiro e o único até agora da
linhagem a conhecer a cidade.
Palmas para ele.
Abraços, Ralph Giesbrecht”
Filipe foi para lá a trabalho. Fez um
trajeto bem diferente do que Wilhelm faria na
época: São Paulo-Brasília
de avião, alugando um carro em Brasília
e seguindo para Paracatu. Permaneceu ali por quase
uma semana, retornou pelo mesmo trajeto e jamais
foi para lá novamente, mas a “missão”
foi cumprida.
A Estrada de Ferro de Paracatu ficou com o nome
da cidade aonde nunca chegou. Já foi extinta
há anos e teve os trilhos arrancados.
Menos de um ano mais tarde nasceu Guilherme Giesbrecht,
chamado de Willi, filho de Alexandre, sobrinho
de Filipe e meu neto. Texto de
Ralph Giesbrecht
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com/2009/10/os-giesbrechts-chegaram-finalmente.html |
Textos
sobre a EFP |
"E.F. Paracatu
Desgarrada nos gerais: A estrada que
não mudou o sertão
Délio Araújo - Centro-Oeste nº
23 - Dez-1987
Mapa
A EF Paracatu, incorporada em 1931 à Rede
Mineira de Viação (CO-22), foi uma
dessas ferrovias brasileiras que nunca alcançaram
sequer a cidade que lhes deu o nome e, em conseqüência,
jamais obteve maior projeção econômica
e histórica.
A costrução teve início
em Velho da Taipa, estação da bitolinha
de 76 cm da EF Oeste de Minas, na margem oeste
do rio Pará, a 1/3 do caminho de Divinópolis
a Paraopeba, no alto São Francisco.
Na Taipa, a EFOM tinha uma ponte sobre o rio
Pará e um ramal até Pitangui.
O material rodante seguiu em truques de bitola
76 cm de Divinópolis a Velho da Taipa,
pois a EF Paracatu teria a bitola de 1,00 m.
Em 1927, atingia Melo Viana, 154 km a oeste da
Taipa e 24 km além de Dores do Indaiá.
Em 1930, já dispunha de mais 57 km na direção
oposta, de Água Suja, margem leste do rio
Pará, até Pará de Minas,
para ligar-se a Belo Horizonte. Faltava adaptar
a ponte da EFOM sobre o rio Pará, para
unir os dois trechos.
O trecho de Taipa a Bom Despacho (59 km) foi
inaugurado em 31-Out-1921; até Dores do
Indaiá (70 km) em 28-Dez-1922; até
Melo Viana (24 km) em 29-Jul-1925; e de Água
Suja a Pará de Minas, em 8-Dez-1931. O
último trecho inaugurado, em 24-Abr-1937,
atingiu a Barra do Funchal, 19 km a oeste de Melo
Viana. Aí, a EF Paracatu estancou, pois
deveria seguir para o norte até Paracatu,
a 260 km em linha reta.
En 19-Jan-1931 o decreto nº 19.602 autorizou
o arrendamento ao Estado de Minas da EFOM, Rede
Sul Mineira (RSM), parte da EF Goiás em
território mineiro e a EF Paracatu. Em
24-Jan-1931 é celebrado o contrato e forma-se
a Rede Mineira de Viação (RMV).
A EF Paracatu passou a ser denominada Ramal de
Paracatu.
Hoje só resta o trecho de Pará
de Minas a Velho da Taipa. Por vários anos,
os trens ainda correram até Bom Despacho
mas a siderúrgica que aí funcionava
passou a usar caminhões (!). Dadas as sucessivas
crises da indústria do ferro-gusa em Minas
Gerais, talvez a indústria não exista
mais."
fonte: http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias
/vfco/paracatu.htm
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Links
de Sites Interessantes: |
http://www.anpf.com.br
- Associação Nacional de Preservação
Ferroviária
http://www.trembrasil.org.br
- Preservação Ferroviária
http://www.unimep.br/mpf
- Movimento de Preservação Ferroviária
http://www.trem.org.br
- Memória do Trem
http://www.abpf.org.br
- Associação Brasileira de Preservação
Ferroviária
http://www.estacoesferroviarias.com.br
- Estações Ferroviárias no
Brasil
http://www.crl.edu/brazil/provincial/minas_gerais
- Relatos dos Presidentes da Província
do Estado de Minas Gerais, entre os anos de 1917
e 1931 sobre a ESTRADA DE FERRO PARACATU. |
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Saiba
mais...
História de Bom Despacho
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Mapas
e Imagens |
EFP
, Colônia David Campista
Colônia
David Campista e Álvaro da Silveira
Ponte
EFP sobre o Rio São Francisco, entre Dores
do Indaiá e Bom Despacho / MG (c) Carolina
Moreira
Mapa
Bom Despacho Rural 1979
Croqui
da EFP
Mapa
Antigo com a Malha Ferroviária em MG
Colônias
Alemãs
Mapa
da Malha da Rede Mineira de Viação
Mapa
do Município, data desconhecida, mostra bem
as estações ferroviárias, de
1958
* As imagens, mapas e croquis foram colaborações
de Fred Hanke, Maria Antônia, Carolina Moreira. |
Fotos |
Fotos
e Imagens do Museu Ferroviário em Bom Despacho
/ MG da Estrada-de-Ferro Paracatu (EFP)
(Clique
na imagem para ver fotos do museu)
(c) Adriano Maio
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