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A Saga da Estrada-de-Ferro Paracatu (EFP)

Entrevista com um dos últimos ferroviários de Bom Despacho
Mapas e Imagens
Fotos do Museu Ferroviário em Bom Despacho
Texto sobre a EFP de 1987
A Locomotiva 325 (texto e fotos)
A EFP e Consolidação do Município de Bom Despacho - 1
A EFP e Consolidação do Município de Bom Despacho - 2
Praça da Estação

As estações da EFP em Pitangui/MG e Leandro Ferreira/MG
As estações da EFP em Bom Despacho/MG
As estações da EFP em Dores do Indaiá/MG
As estações da EFP em Serra da Saudade/MG

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As Estações da Estrada-de-Ferro Paracatu (EFP)

fonte:
A) site Estações Ferroviárias do Brasil (Autor: RALPH MENNUCCI GIESBRECHT) www.estacoesferroviarias.com.br
B) Pesquisas diversas realizadas pelo Eng. Ítalo Coutinho (engenharia@saletto.com.br)

As estações da Estrada-de-Ferro Paracatu foram:

  • Velho do Taipa - Pitangui/MG
  • Leandro Ferreira - Leandro Ferreira/MG
  • Parada (sem denominação) - Leandro Ferreira/MG
  • Trigueiro - Leandro Ferreira/MG
  • Álvaro da Silveira - Bom Despacho/MG
  • Daniel de Carvalho - Bom Despacho/MG
  • Bom Despacho - Bom Despacho/MG
  • Arthur Bernardes - Bom Despacho/MG
  • Clodomiro de Oliveira - Dores do Indaía/MG
  • Pindaíba - Dores do Indaiá/MG
  • Dores do Indaía - Dores do Indaiá/MG
  • Melo Viana - Serra da Saudade/MG
  • Barra do Funchal - Serra da Saudade/MG

A E. F. Paracatu partia originalmente da estação de Velho da Taipa, na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana e no sentido oposto já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a Garças, na hoje estação de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada à EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar ramal de Paracatu. Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou à cidade que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal.

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Pitangui/MG & Leandro Ferreira/MG:

Estação VELHO DA TAIPA (Pitangui/MG)
E. F. Oeste de Minas (1891-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Linha do Paraopeba - km 436,928 (1960) MG-1163
Inauguração: 01.07.1891
Uso atual: n/d sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

Por que o nome VELHO DA TAIPA?
Antônio Rodrigues Velho, figura legendária, conhecida também pelo nome de Velho da Taipa, foi um dos primeiros bandeirantes a chegarem a Pitangui, depois dos primeiros sucessos na Guerra dos Emboabas. Descendente de bandeirantes, tornou-se capitão-mor de Pitangui e, na 1ª Câmara da vila, tornou-se seu juiz ordinário.

A estação que levou o nome pelo qual Antonio era conhecido e foi inaugurada em 1891 pela Oeste de Minas, já teve o nome de Martinho de Campos durante um período. A partir de 1921, a estação, na linha original de bitola de 76 cm da EFOM, passou a ser o ponto de saída da linha da E. F. Paracatu, de bitola métrica, que atingiu, em seu ponto máximo, Barra do Funchal, em 1937, sem jamais ter alcançado a cidade de Paracatu. Nessa época o trecho já era parte da Rede Mineira de Viação e seria ligado a Azurita, na linha que ligava Belo Horizonte a Garças de Minas. "O local é bonito, às margens do Rio Pará, a ocupação humana desordenada ainda não é tão agressiva. Um local me contou que o político João Leite, deputado a antigo goleiro do Atlético Mineiro, estaria angariando recursos para a reforma do prédio" (Gutierrez L. Coelho, 11/2003). O incrível é que, depois de tantos anos, ainda se possa ler no dístico, abaixo das letras já meio apagadas onde se lê embaixo da pintura de Velho da Taipa, o nome Martinho de Campos, apagado...
(Fontes: Gutierrez L. Coelho, 2003; Bruno Nascimento Campos; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

A estação de Velho da Taipa é o ponto de cruzamento das linhas de Barra do Paraopeba (bitola 0,76 m, de sul a norte) e do ramal de Paracatu (linha métrica, de leste a oeste). Pouco além, o ramal Água Suja-Pitangui (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958).

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Estação Leandro Ferreira (Leandro Ferreira/MG)
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 926,193 (1960) MG-3981
Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: n/d sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

Por que o nome LEANDRO FERREIRA?
Por estar próxima à cidade de Leandro Ferreira/MG.

A estação de Leandro Ferreira foi inaugurada em 1921. Sabe-se, por mapas da época, que a localidade de Leandro Ferreira - já um distrito de Pitangui - ficava a cerca de 2 quilômetros da estação.

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Estação Parada - Sem denominação (Leandro Ferreira/MG)

SEM DADOS

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Estação Trigueiro (Leandro Ferreira/MG)
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 939,496 (1960) MG-2475
Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: cocho para gado sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

Por que o nome TRIGUEIRO?

A parada do Trigueiro - inaugurada em 1921 - depois de arrancada a linha nos anos 1970, foi convertida em cocho para alimentar gado. Ao lado há uma caixa d'água toda em concreto e inteira (o fazendeiro não a usa) (Gutierrez L. Coelho, 11/2003).

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História de Bom Despacho

Mapas e Imagens

Geral:

geral efp

Clique na imagem baixar o arquivo EFPARACATU_2010.GTM, para visualizar é necessário instalar o software GPS TRACKMAKER - www.gpstm.com.

Este roteiro para GPS mostra as estações que já foram percorridas e os caminhos utilizados, o que não significa exatamente o antigo trecho da EFP.

Visualizar Estações da Antiga Estrada de Ferro Paracatu em um mapa maior 


Velho do Taipa - Pitangui/MG

velho taipa efp
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A estação ainda com trilhos, provavelmente anos 1980. Foto cedida por Bruno Campos

Mapa de parte do município de Pitangui, em 1958. A estação de Velho da Taipa é o ponto de cruzamento das linhas de Barra do Paraopeba (bitola 0,76 m, de sul a norte) e do ramal de Paracatu (linha métrica, de leste a oeste). Pouco além, o ramal Água Suja-Pitangui (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958).
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Corte no terreno entre Velho do Taipa e Leandro Ferreira.  

 

 

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Leandro Ferreira - Leandro Ferreira/MG

leandro ferreira efp
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A foto mostra a chegada na cidade de Leandro Ferreira, onde ao fundo avistam-se antigas casas da EFP. Não foram encontrados vestígios da antiga estação.
Saída da cidade, trecho onde a EFP passava.
   
   

Parada - Leandro Ferreira/MG

Casa de turma, manutenção da linha. Plataforma de embarque e desembarque de mercadorias.

 

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Trigueiro - Leandro Ferreira/MG

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Estação utilizada para dar água aos animais. Foto de Gutierrez L. Coelho

Caixa d´água ainda existente na estação de Trigueiro.
   
   

 

 

 

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