fonte:
A) site Estações Ferroviárias do
Brasil (Autor: RALPH MENNUCCI GIESBRECHT) www.estacoesferroviarias.com.br
B) Pesquisas diversas realizadas pelo Eng. Ítalo
Coutinho (engenharia@saletto.com.br)
As estações da Estrada-de-Ferro
Paracatu foram:
- Velho do Taipa - Pitangui/MG
- Leandro Ferreira - Leandro
Ferreira/MG
- Parada (sem denominação)
- Leandro Ferreira/MG
- Trigueiro - Leandro Ferreira/MG
- Álvaro da Silveira
- Bom Despacho/MG
- Daniel de Carvalho - Bom Despacho/MG
- Bom Despacho - Bom Despacho/MG
- Arthur Bernardes - Bom Despacho/MG
- Clodomiro de Oliveira - Dores
do Indaía/MG
- Pindaíba - Dores do
Indaiá/MG
- Dores do Indaía - Dores
do Indaiá/MG
- Melo Viana - Serra da Saudade/MG
- Barra do Funchal - Serra da Saudade/MG
Serra
da Saudade/MG:
Estação Melo Viana (Serra da Saudade/MG)
E. F. Paracatu (1925-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1968)
Ramal de Paracatu - km 1.060,275 (1960) MG-2478
Inauguração: 22.07.1925
Uso atual: n/d sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
n/d
Por que o nome MELO VIANA?
A estação de Melo Viana foi inaugurada
pela E. F. Paracatu em 1925. Foi ponta de linha até
1937, quando finalmente foi aberto o prolongamento até
Barra do Funchal. Em 1958, o distrito, pertencente ao
município de Dores do Indaiá, se chamava
Comendador Viana. Foi desativada em 1968, com a erradicação
definitiva do trecho Bom Despacho-Barra do Funchal.
Com a elevação do distrito a município
com o nome de Serra da Saudade, o prédio da estação
vem sendo identificado com este nome, que nunca foi
o nome da estação.
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Estação Barra do
Funchal (Serra da Saudade/MG)
Rede Mineira de Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1968)
Ramal de Paracatu - km 1.079,392 (1960) MG-2477
Inauguração: 24.04.1937
Uso atual: moradia sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
n/d
Por que o nome BARRA DO FUNCHAL?
A estação de Barra do Funchal foi inaugurada
já pela Rede Mineira de Viação
em 1937. Segundo historiadores locais, foram construídos
dois túneis entre as estações de
Melo Viana e de Barra do Funchal, e nesta cidade a ferrovia
parou por ter sido encontrado solo demasiado rochoso
para se prolongar os trilhos até Paracatu. Foi
desativada em 1968, com a erradicação
definitiva do trecho Bom Despacho-Barra do Funchal.
Ainda está de pé e bem conservada, servindo
como moradia.
(Fontes: www.coisasdoindaia.com.br; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1960; www.youtube.com/watch?v=rKOI_SO_ea4,
fotograma; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960)
ACIMA: Foto tirada por volta de 1958. A sua legenda
diz que é o rio Indaiá, onde se dividiam
na época dois municípios: São Gotardo
(à esquerda) e Dores do Indaíá
(à direita). No mapa anexo, aparece o município
de Dores do Indaiá, mostrando que a E. F. Paracatu
(depois ramal de Paracatu, da RMV) acabava na margem
do rio, ou muito próximo. O nome Barra do Funchal
vem do rio que desagua no rio Indaiá, mas do
outro lado, vindo dentro do município de São
Gotardo: ele não é visto na foto, posto
que o que pareceria um rio é na verdade uma estrada.
Nem tampouco se vê a ferrovia à direita,
mas ela existia nessa época. Deve estar mais
para o sul, ou mais para dentro, mas muito próxima.
A foto faz referência a ser este o ponto final
da Paracatu. A serra que se vê ao fundo é
a Serra da Saudade. Ou seja: a ferrovia acabava no nada,
mesmo (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. IX, IBGE, 1960).
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